Vernizes de MetalizaçãoPreparação de SuperfícieAlquídicos SintéticosEpóxiPoliuretanosAcrílicos Base de SolventesAcrílicos Base de ÁguaNitrocelulose

Tudo o que você precisa saber sobre epóxi

Apesar de ser bastante usado em empresas de segmentos variados, o epóxi ainda é desconhecido por algumas. Neste artigo você vai encontrar as principais informações a respeito dele.


O epóxi é um dos nossos principais produtos, solicitado por empresas de segmentos variados, principalmente para o revestimento de pisos. Mas mesmo sendo tão solicitado, ainda há quem pode estar precisando dele e não sabe. Será que não é o seu caso?



Para tirar todas as principais dúvidas a respeito do epóxi e te ajudar a saber se um trabalho com epóxi e necessários em alguns setores, criamos este artigo para responder algumas das principais perguntas que chegam até nós, como, por exemplo:


  • O que é epóxi?
  • Como ele é aplicado?
  • Quais os benefícios?


Já se viu fazendo alguma dessas perguntas? Então esse texto é para você! Continue sua leitura e veja elas sendo finalmente respondidas!



O que é epóxi?

Falando de forma resumida, o epóxi é plástico termofixo ativado por meio de um catalisador. Ele é chamado de termofixo por ser um material que não se altera com a temperatura, diferente de outros plásticos que amolecem ou até mesmo derretem em caso de calor excessivo.


Mas para que o epóxi atinge esse ponto de rigidez é necessário fazer a mistura da resina com um agente que cause o endurecimento. Por conta dessa característica e também pela impermeabilidade, o epóxi é amplamente utilizado para o acabamento superficial de pisos.



Como o epóxi é aplicado?

Há basicamente quatro maneiras de se fazer um revestimento de piso com resina epóxi. São elas:


Piso autonivelante

Nesse caso, o epóxi é aplicado com a ajuda de um rodo e de uma desempenadeira. Com este método, o epóxi acaba corrigindo possíveis desníveis, resultando em um piso totalmente reto.


Multicamadas

Este é um procedimento que opta por sobrepor as camadas de epóxi ao realizar a aspersão de quartzo junto com a resina ainda líquida. O produto final deste método é um piso com uma espessura maior e mais resistente.


Espatulado

Este é um método usado principalmente para a recuperação de pisos já desgastados. Diferente dos anteriores, o epóxi espatulado não é autonivelante. Seus principais diferenciais são a resistência à abrasão e compressão.


Pintura

De aplicação rápida, a pintura epóxi é feita na maioria das vezes com a ajuda de rolos e de um equipamento específico. Seu principal diferencial é o excelente acabamento superficial resultante desta técnica.



Quais os benefícios?

Se o epóxi é tão usado e procurado pelas empresas deve ter algum benefício, certo? Um não, ele tem vários!

  • Aplicação fácil: por se tratar de uma resina líquida, o epóxi não exige a retirada do piso antigo, sendo possível aplicar ele com bastante praticidade. O epóxi pode ser colocado sobre mármore, madeira, ardósia, cimento, contrapiso e outros tipos de piso.
  • Praticidade: como mencionado no item acima, o epóxi não exige a quebra ou remoção do piso a ser substituído, logo, sua aplicação é mais rápida, prática, organizada e barata. Também é mais silenciosa, já que não haverá toda a barulheira do piso sendo quebrado.
  • Aplicação e secagem rápida: terminada a aplicação, que deve demorar entre 3 e 10 dias, o piso de epóxi já poderá ser usado 24 horas após aplicado.
  • Impermeabilidade: como o piso é impermeável, sua empresa estará livre de problemas de infiltração.
  • Fácil de limpar e de cuidar: se alguma substância cair no piso deixando uma mancha feia, não tem problema, é só lavar que ele estará novo mais uma vez.


-


Claro que há muito mais informações para você saber a respeito do epóxi, mas, de modo geral, isso é o principal. Caso você tenha ficado interessado em ter um piso impermeável na sua empresa, não pense duas vezes antes de ligar para a Ultramix.



Fale conosco