Vernizes de MetalizaçãoPreparação de SuperfícieAlquídicos SintéticosEpóxiPoliuretanosAcrílicos Base de SolventesAcrílicos Base de ÁguaNitrocelulose

Razões Para Escolher Tintas Com Tecnologia Sustentável

Estamos empenhados em fornecer tintas que sejam melhores para as pessoas e para o planeta. E uma parte fundamental desse compromisso é o desenvolvimento de tintas com tecnologia sustentável: tintas à base de água.


Ao nos referirmos a uma tinta à base de água, estamos falando do tipo de solvente usado na tinta, que é o componente líquido da tinta que evapora à medida que a tinta seca.


Tintas à base de água usam um solvente orgânico na composição da tinta. Como o nome sugere, o solvente usado em uma tinta à base de água é quase todo só água.


Um composto orgânico volátil (ou VOC) é um solvente orgânico em forma de vapor. Este vapor tem um forte odor, é inflamável e pode ter um efeito nocivo no ambiente e na saúde humana.


Como as tintas à base de água apresentam solventes compostos principalmente de água, liberam muito menos VOCs no ar. Por isso, são consideradas melhores para o meio ambiente e para a saúde das pessoas.


Além disso existem outros benefícios:

 

Baixo Odor


Estas tintas são produzidas com resinas modificadas com a finalidade de permitir a utilização de água como solvente.


Esta modificação é iniciada já na fabricação das resinas e complementada na fabricação da tinta. Os componentes e o processo de fabricação são basicamente os mesmos das tintas convencionais e possuem performance praticamente idêntica com relação a resistência de superfícies pintadas, portanto devido a ter baixo teor de solventes em sua formulação o odor é pouco agressivo.

 

Brilho


As tintas à base de óleo podem alcançar um nível mais alto de brilho quando aplicadas. No entanto, o brilho torna-se menos intenso ao longo do tempo.


Embora as tintas à base de água atinjam um acabamento com menos brilho, elas podem normalmente manter esse nível de brilho por um longo período de tempo.

 

Melhor aplicação no uso exterior


As tintas à base de água apresentam um excelente desempenho em aplicações externas. Isso ocorre porque são muito mais resistentes aos raios UV. Assim, permitem que sejam mantidos os níveis de brilho e cor por longos períodos.

 

Condições de superfície


As tintas à base de água podem tolerar pequenas quantidades de umidade em uma superfície antes da aplicação, pois a tinta é capaz de absorver a umidade. Isso irá diminuir a tinta levemente, mas não afetará a capacidade da mesma em criar uma adesão à superfície.


Como as tintas à base de óleo repelem a água, a tinta é incapaz de criar aderência à superfície.

 

Aplicação


Há uma tendência crescente de as empresas procurarem alternativas menos poluentes e a utilização de sistemas a base de água surge como uma opção interessante. Sua principal aplicação tem sido na indústria automobilística, em peças que fazem parte do corpo do carro e também nas partes inferiores, nas indústria em geral é usada em tintas de embalagens, ferro fundido, chapas silicosas e peças em geral.

 

Fácil adaptação às linhas de pintura


Estes produtos podem ser aplicados por diversos métodos: a pincel, a rolo, por imersão, com spray manual convencional, spray manual eletrostático, devido a isso é simples a implementação de um novo processo sem altos investimentos em equipamentos para adequação deste sistema de pintura.

 

Redução de emissão de solventes orgânicos


A preservação do meio ambiente tem orientado os trabalhos de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. Como nos demais processos industriais, a pintura vem sendo mais e mais aprimorada, objetivando garantir fácil manuseio, fácil limpeza e redução de emissão de solventes orgânicos.


Dentro desse conceito, a tinta hidrossolúvel atende ao apelo ecológico, pois a sua composição utiliza a água como solvente.

 

Hora de procurar profissionais


Antes de iniciar seu próximo projeto, recomendamos que você conheça a linha completa da Ultramix Tintas Industriais que também oferece assessoria gratuita e produção personalizada para cada tipo de aplicação ou substratos. 


Entre em contato pelo telefone (15) 3286-8060 ou por e-mail: contato@tintasultramix.com.br

Fale conosco