Vernizes de MetalizaçãoPreparação de SuperfícieAlquídicos SintéticosEpóxiPoliuretanosAcrílicos Base de SolventesAcrílicos Base de ÁguaNitrocelulose

O que é metalização a vácuo?

O QUE É METALIZAÇÃO A VÁCUO?


Metalização a Vácuo é um processo simples, de deposição de um metal (Inox, Zinco, Alumínio, entre outros) sobre metais, plásticos e vidro. Em geral, deposita-se alumínio sobre a peça, devido ao acabamento visual decorativo, ser similar ao cromado, o processo ocorre dentro de uma câmara fechada, de onde se retira o ar para formar um vácuo.


Importante o acabamento das peças serem metalizadas, garantido o produto final com excelente qualidade. Normalmente: primeiro é aplicado um verniz base, depois o processo feito na metalizadora e finalmente o verniz Top, para garantir a proteção e resistência mecânica da peça, sempre manuseando as peças com luvas para evitar marcas e oxidação, sempre em ambientes limpos.


Processo totalmente livre de emissão de efluentes tóxicos, ecologicamente correto.


O jateamento faz com que a superfície fique limpa, seca e livre de contaminantes e ferrugens, garantindo uma boa performance nessa próxima etapa que é a pintura.


Além de ser o método mais eficiente, também é o que promove a melhor limpeza para que a superfície esteja perfeita para ser pintada mais tarde, principalmente se o material em questão for composto por superfícies metálicas.


PERGUNTAS FREQUENTES


Quanto custa metalizar?


É comum a comparação de preços de metalização e cromação, mas, isso não é possível. Não existe uma regra nesse sentido. Dependendo da peça a metalização pode ser mais barata ou mais cara que a cromação, quando se fala na cor cromada.


Quando a metalização for feita em outras cores (dourado, bronze, azul, vermelho, etc), ela será mais barata que a cromação, invariavelmente.


Para que serve?


O objetivo da metalização é conferir aspecto visual (beleza) ou funcional (reflexão). Não se deve pensar neste processo em busca de resistência mecânica da superfície metalizada.


Isso não significa que a resistência não exista. Na verdade após a metalização, aplica-se um verniz de proteção, sobre a peça, que dá resistência equivalente à pintura de automóvel.


Qual o impacto ambiental do processo?


É baixo e muito menor do que o da cromação que usa banhos com metais pesados e necessidade de tratamento de efluentes.


A metalização usa verniz aplicado em cabine de pintura com filtros que retêm o material não aproveitado na peça e a metalização ocorre em câmara totalmente fechada, sendo que o alumínio não depositado na peça fica depositado na própria câmara.


Cuidados nas peças a metalizar


A metalização pode ser aplicada sobre metais e plásticos. Não há necessidade de que o plástico seja ABS. Pode ser PS, PP, ABS, NY, PC, virgem ou reciclados.


No caso de reciclados é importante não haver mistura de duas ou mais resinas. As peças injetadas não podem ter gordura. Quando houver necessidade de usar desmoldante no molde, ele deve ser especial, para evitar a oleosidade na superfície do substrato.


Deve-se evitar o manuseio com as mãos, usando-se luvas de tecido fino, que não solte pelos. O transporte das peças até a metalização deve ser de forma a isolar as peças de sujeiras.


O processo também pode ser aplicado em metais como Zamac, Alumínio, Latão, etc.


Conheça nossas linhas clicando aqui.

Fale conosco