Vernizes de MetalizaçãoPreparação de SuperfícieAlquídicos SintéticosEpóxiPoliuretanosAcrílicos Base de SolventesAcrílicos Base de ÁguaNitrocelulose

Metalização à vácuo: Verniz base e Verniz de Top protetivo

Quem atua nas indústrias transformadoras de plásticos nos segmentos de acessórios para móveis, brinquedos, automotivos, cosméticos entre outros, sabe a importância de entender o processo de metalização à vácuo em suas diferentes etapas. 

 

A metalização à vácuo vem proporcionar um efeito metalizado agregando beleza e valor ao produto final. Assim como no plástico, a metalização à vácuo pode ser aplicada também a diferentes substratos como: metal ferroso, não ferroso (alumínio, zamak, latão e cobre), vidros, cerâmica e até mesmo em materiais porosos como madeira e gesso.

 

Vamos entender melhor?

 

Metalização à vácuo, como funciona e do que se trata?


Metalização à vácuo é um processo que produz um acabamento brilhante e metálico em muitos materiais, uma peça de trabalho é colocada dentro de uma câmara de vácuo, dentro desta câmara o metal é vaporizado formando uma película fina.


Portanto, peças de plástico, peças de alumínio e de vidro podem passar por esse processo de metalização.

 

Mas porque usar o verniz antes e depois do processo de metalização à vácuo?


verniz Base e o Top Protetivo tem sua grande importância, e explicamos o porquê!


Somente a fina película de metal aplicada sobre a superfície do material não tem a mesma beleza e durabilidade, sem o verniz base e sem o verniz de proteção, isso porque essas aplicações é que darão maior brilho, durabilidade e resistência para as peças que receberam o vapor do metal.

 

Para citar o processo, ele se dá da seguinte forma: primeiro o verniz base é aplicado, seco, para depois entrar em grandes máquinas. A partir daí resistências de tungstênio se encandecem e vaporizam o metal a ser depositado sobre a superfície do material.


Quando essas peças são retiradas das máquinas, os plásticos ficam com o aspecto metalizado, cromado, e então depois recebem mais uma camada de verniz de proteção, para só então, a peça estar com bom acabamento para seguir para venda.

 

É possível ver a metalização em materiais como:


. Acessórios de cortinas,


. Acessórios de banheiros,


. Pés de cama box,


. Acessórios para móveis,


. Faróis de carros,


. Brinquedos,


. Dentre outros.

 

É importante frisar que a Ultramix é uma indústria química, não efetuamos a prestação de serviços de metalização à vácuo, então para quem vendemos os nossos produtos de verniz?

 

Clientes beneficiados


Nossa clientela envolve empresas de pintura industrial que efetuam a terceirização de metalização à vácuo e industrias que possuem equipamentos de metalização à vácuo para acabamento em produto próprio e que precisam proporcionar um belo acabamento metalizado para os seus produtos.


Por isso, nossos clientes compram os nossos produtos e aplicam o nosso verniz base e o verniz top de protetivo, para dar toda a proteção que a peça precisa.

 

Em resumo, o trabalho de metalização não é feito por nós, nossa atuação consiste em fornecer nossos produtos com a qualidade e respeitabilidade que merecem, por isso nossos profissionais estão qualificados para dar todo suporte necessário na indicação do melhor produto para acabamento da metalização à vácuo.  

 

Dois sistemas que vão trazer maior resistência e durabilidade para seus produtos!


Nossos produtos são fabricados em 2 sistemas; o térmico – onde a secagem é feita por uma estufa térmica e outro que a secagem se dá por meio de radiação (Sistema Ultravioleta).


Verniz UV – é um verniz sensível a luz ultravioleta, esse verniz quando submetido a luz ultravioleta tem sua secagem realizada em segundos, sendo indicado para empresas que necessitam de alta produção.

Com o verniz térmico, o produto é aplicado na peça, que vai para dentro de um forno e depois de 40 a 60 minutos, essa peça está curada.

 

Para se entender melhor, explicamos ainda mais... esse tipo de verniz incolor para a metalização é aplicado sobre o plástico ou em outros materiais (de vários tipos como: plásticos PP ou PS, plástico ABS, plásticos náilon, vidros e alguns alumínios para serem inseridos em calça jeans, bolsas, entre outros), assim, depois que ele seca, vai para a máquina de metalização para cromar.

 

O efeito do verniz se torna importante por conta de vários fatores, como:


Observe bem... a base de verniz vai dar ancoragem e brilho – esses pontos são grandes diferenciais.


Assim é possível ver o alumínio ser refletido na base. Então, após ser aplicado a base de verniz, a peça vai entrar na máquina para vaporizar rapidamente o alumínio, e assim, a substância será depositada na superfície dessa base.

 

Depois desse processo ele sai com alto brilho, mas como a camada de alumínio geralmente é muito baixa, sem haver uma nova aplicação de verniz de proteção, essa peça rapidamente perderia a beleza e o brilho, visto que essas peças sofrem desgastes, que além do uso cotidiano, sofrem ataques químicos, devido a substâncias contidas nos corpos humanos.


Por exemplo, a taxa de ácido úrico no sangue feminino é muito maior do que nos homens, assim, esse verniz protetivo visa dar maior durabilidade as peças e maior beleza também.

 

Portanto, nós da Ultramix temos o prazer e a eficiência qualitativa em trazer o melhor verniz base e o melhor verniz de proteção que suas peças precisam!


Fale conosco agora mesmo e ficaremos contentes em ajudar!